OS MICRÓBIOS PRECEDERAM OS ANIMAIS E AS PLANTAS




“As bactérias e os protoctistas prepararam o terreno. Eles, e não os animais introduziram a recombinação do DNA, a locomoção, a reprodução que levou ao crescimento exponencial, a fotossíntese e os esporos resistentes à fervura. Eles, e não os animais, foram os pioneiros da simbiose e da organização de indivíduos a partir de coletividades multicelulares. Eles inventaram a motilidade intracelular ( inclusive a mitose ), os ciclos complexos de desenvolvimento, a meiose, a fusão sexual, a individualidade e a morte programada. Os micróbios procarióticos, e não os animais ou os vegetais, ainda dirigem todos os ciclos geoquímicos que tornam o planeta habitável”.
LYNN MARGULIS E DORION SAGAN

“Os animais foram precedidos por bactérias e protoctistas, e não por substâncias químicas. Antes da explosão dos animais teve um longo estopim microbiano”.

LYNN MARGULIS E DORION SAGAN

LIVROS QUE VALEM A PENA LER



Lynn Margulis – Nasceu em Chicago, 5 de março de 1938 e faleceu em Massachusetts, 22 de novembro de 2011.

Foi bióloga e professora na Universidade de Massachusetts. Seu trabalho científico mais importante foi a teoria da endossimbiose, segundo a qual a mitocôndria teria surgido por endossimbiose: a mitocôndria seria um organismo separado que teria entrado em simbiose com células eucarióticas. Foi casada com Carl Sagan e com ele teve seu filho Dorion Sagan, jornalista e escritor especializado em divulgação científica.

Dorion Sagan - Nasceu em 1959 em Madison, Wisconsin.

É escritor de ciência americano, ensaísta e teórico. Ele escreveu e co-autor de muitos livros sobre a cultura, evolução e da história e filosofia da ciência, mais recentemente, "As Ciências da Avatar: da antropologia à Xenology" e "Morte e Sexo".

Sagan é o filho do astrônomo Carl Sagan e bióloga Lynn Margulis.

“O planeta Terra é microbiano. Existem micróbios em todos os habitats. Os micróbios antecederam os animais e as plantas. Qualquer ser humano, animal ou planta estão fervilhando de micróbios. A vida é uma teia de relações altamente orquestrada e auto-organizada. A vida é uma verdadeira sinfonia senciente. Todos os seres vivos são seres biofotônicos, eletromagnéticos e bioquímicos exercendo escolhas e tomando decisões. Todos os sistemas vivos são riquezas espirituais e materiais e não apenas os seres humanos. Não somos seres únicos e sim seres mistos. Luz e paz de espírito em seu caminhar”.

José Eduardo Antonio de Mattos



José Eduardo Antonio de Mattos

Muita Paz e Luz.
Um beijo no coração de todos.


José Eduardo Antonio de Mattos
Angela Maria de Aquino Mattos