JESUS E A FÍSICA QUÂNTICA

Um livro que faz expandir consciência.

“Jesus de Nazaré compreende de que o ser humano não necessita tanto da religião, mas da espiritualidade”.

“Na religião havia, já antes de Jesus, especialmente desde o retorno dos filhos dos exilados da Babilônia, com Esdras, Josué e Zorobabel, no século V a.C., elementos radicais de segregação e exclusão (Esd 9-10)”.

“O processo difícil de ser implantado era a superação desses parâmetros, que funcionavam como fatores de diferenciação entre eleitos e deserdados”.

“Essa leitura histórica está patente na pedagogia e na antropologia de Jesus. Ele não se apega ao que encontra, mas, olhando para um horizonte mais distante e integrador, quebra estruturas conservadoras e geradoras de exclusão e diferenças”.

“A questão fundamental do ser humano não é compreender a sua religião, mas a sua espiritualidade”.

“Nenhuma religião é verdadeira sem uma verdadeira espiritualidade. A espiritualidade está no santuário do ser, mesmo sem uma fórmula explícita de religião”.

“A espiritualidade é o gene de Deus presente em cada criatura, quer tenha ou não uma religião. A religião é o meme, que se transmite de geração em geração, por meio da família, da educação e dos conhecimentos.”

“A religião, muitas vezes, permite camuflagens, subterfúgios, engodos ou escamoteios. Uma pessoa pode ter uma religião sem ter espiritualidade. A religião pode ser uma questão de conveniências, de aparência social, de segurança ou de ‘credenciais’ populares para determinados fins, até contra a própria religião”.

“Algumas organizações sociais, econômicas e políticas exigem que seus participantes tenham uma religião declarada, mas o objetivo delas não é a espiritualidade, e, sim, a prosperidade econômica, o gueto fechado, e o deus a ser cultuado é o lucro, a vitória econômica e o sucesso. Para esses objetivos, não é preciso ética, justiça e dignidade”.

“Enquanto a religiosidade depende do meio, a espiritualidade depende do ser”.

“No diálogo com um dos magistrados de Jerusalém, chamado de Nicodemos, Jesus afirmou que se ele não nascesse de novo e do alto não poderia ver o Reino de Deus. O ato de crer é o ato da fé, que é fruto da espiritualidade, não da religião. Este ato pode ser expresso de modo autêntico, na religião, mas para ser verdadeiro precisa estar alicerçado em base mais profunda, que é a espiritualidade”.

FREI ISIDORO MAZZAROLO

“Com simplicidade e objetividade frei Isidoro Mazzarolo foi fantástico”.

“Reflita, pense e tome sua decisão”.

José Eduardo Antonio de Mattos

“Se você não pode ajudar os outros, pelo menos, não os prejudique.”

DALAI LAMA

UM SER ILUMINADO! MARAVILHOSO!

Despertem seres humanos!

SÁBIAS PALAVRAS DE DALAI LAMA


UM LIVRO QUE VALE A PENA LER


“Jesus e a física quântica”

Hoje em dia, cientistas e teólogos reconhecem que o diálogo entre espiritualidade e ciência pode ser convergente. No entanto, muitas vezes é mais cômodo para os estudiosos de ambas as áreas se manterem alheios a esse debate. O frei Isidoro Mazzarolo recupera, com vigor, esse diálogo, atual, ao publicar pela Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Reflexão, o livro Jesus e a Física Quântica.

A obra busca expor as semelhanças entre o discurso de Cristo e os conceitos explorados pela física quântica. O autor pretende exibir as maneiras pelas quais a ciência pode auxiliar na compreensão do conhecimento teológico, do mesmo modo que apresenta a existência de uma interação entre ciência e fé.

Uma das intenções do autor é fazer com que o leitor entenda o universo no qual vive quanto o seu próximo – além de compreender si mesmo. Isidoro Mazzarolo prova que a fé pode ser dinâmica e viva, mesmo diante de um cosmo caótico, ao discutir a importância de Jesus sem se esquecer da realidade quântica do universo.

No texto de apresentação, Mazzarolo afirma que a grande diferença entre a física quântica e os ensinamentos cristãos é que, enquanto a primeira é predominantemente teórica, Jesus de Nazaré conciliou teoria e prática, como no exemplo da “teoria da rede celular”. Se uma célula não realiza perfeitamente as funções biológicas, todo o organismo padece. O princípio quântico – de unidade, alteridade e diversidade – pode ser transportado para nossas vidas. Ele aponta que somos diferentes e formamos uma unidade, e que só há saúde quando todas as identidades diversas estão conectadas. Este postulado, segundo o autor, é também encontrado em todas as teses fundamentais do cristianismo.

Jesus e a Física Quântica se destina tanto a leitores que queiram iniciar o processo de aprendizado das teorias da física quântica quanto para aqueles que já tenham lido ou estudado sobre o tema. Mas principalmente aqueles que se interessam por correlacionar temas das diferentes áreas do saber à espiritualidade.

Sobre o autor
Isidoro Mazzarolo é bacharel em teologia pela PUC-Rio; doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio; PhD em exegese bíblica pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém. Atualmente é professor pela PUC-Rio.

Publicou mais de 30 livros, entre os quais: Lucas: A Bíblia Passo a Passo, pela editora Loyola; Evangelho de Judas: Uma farsa anticristã e Iniciação Teológica: Antigo Testamento, pela editora Mazzarolo Edit.

ISIDORO MAZZAROLO - Nasceu em Veranópolis, serra gaúcha, capital brasileira da longevidade, no rigoroso inverno de 1953 (16/07/1953). Cursou o ensino fundamental e médio na própria cidade, filosofia na Universidade de Caxias do Sul/RS (1976); bacharel em teologia na PUC-RS (1980); mestre em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1986); doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio (1992); PhD em exegese bíblica pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém (1996).

Atualmente é professor na PUC-Rio, ITF, Instituto Franciscano de Petrópolis/RJ, Instituto Paulo VI, Nova Iguaçu/RJ e Faculdade Salesiana de Macaé/RJ. Membro da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e atual secretário; editor da Revista Atualidade Teológica, do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Frei Isidoro Mazzarolo é um ser iluminado.

A espiritualidade e as ciências serão integradas no século XXI.

Que a paz e o amor estejam em seu campo espiritual!

Não vibre no medo!

Vibre no amor!

Escolha o amor!

Luz e paz em seu caminhar!

José Eduardo Antonio de Mattos



José Eduardo Antonio de Mattos

Muita Paz e Luz.
Um beijo no coração de todos.


José Eduardo Antonio de Mattos
Angela Maria de Aquino Mattos