SIMBIOSE NA EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS




UMA LINDA MENSAGEM DE LUZ INTEGRAL.

“A vida não tomou conta do mundo através do combate, e sim da integração.”

“A simbiose é a força motriz da evolução.”

LYNN MARGULIS E DORION SAGAN

LYNN MARGULIS - com o nome original de Lynn Alexander, antes de casar. Nasceu em Chicago5 de março de 1938 e faleceu em Massachusetts22 de novembro de 2011.

Foi bióloga e professora na Universidade de Massachusetts. Seu trabalho científico mais importante foi a teoria da endossimbiose, segundo a qual a mitocôndria teria surgido por endossimbiose: a mitocôndria seria um organismo separado que teria entrado em simbiose com células eucarióticas. Foi casada com Carl Sagan e com ele teve dois filhos, Jeremy Sagan e Dorion Saganjornalista e escritor especializado em divulgação científica.

DORION SAGAN -  Nascido em 1959 em Madison, Wisconsin.
É um escritor americano de ciência, ensaísta e teórico. Ele escreveu vários livros sobre a cultura, a evolução e a história e filosofia da ciência, mais recentemente, "As Ciências de Avatar: da antropologia à Xenologia" e "Morte e sexo", que ganhou o primeiro lugar no 2010 New York Book Show.

As psicocélulas eucarióticas tiveram origem, em colônias de psicocélulas procarióticas. A grande linha divisória do mundo biológico foi dos micróbios psicoprocariotos para os micróbios psicoeucariotos. Esses foram os dois grandes grupos de psico-organismos microscópicos.
Eles fazem boa parte da psicobiomassa microbiana. A maior parte da diversidade genética na Terra é viral. Os vírus e os príons são acelulares. São também denominadas partículas infecciosas. Os vírus e os príons não realizam autopoiese. São zumbis químicos. Os vírus são os principais predadores e mutantes neste planeta dominado pelos psicomicróbios. Eles determinam as linhagens microbianas que sobrevivem. Os psicomicróbios são onipresentes no planeta que vivemos. O planeta Terra é psicomicrobiano.

O psicomicrobioma humano é surpreendente. Os seres humanos não são seres únicos e sim seres mistos. Na verdade, existem outros ramos da árvore da vida representados no corpo humano. A biologia reconhece que somos uma quimera evolutiva. O corpo humano é híbrido. Muitos outros seres vivos nos habitam. Cientistas pesquisadores de ponta chegaram à conclusão que há aproximadamente 10 partículas semelhantes a vírus (PSVs) por célula microbiana em praticamente todas as comunidades microbianas. A sociologia das associações dos sistemas vivos é encantadora. Isso não é um lote de pesquisa empírica. Isso não é uma estória de carochinha. Não podemos negar os fatos. Sou apenas um analista preliminar dessas grandes mudanças na transição planetária que estamos passando na Terra. Sou apenas um facilitador do processo de aprendizado constante.  No meio acadêmico o público é outro. A pesquisa científica sempre foi muito importante. A metodologia científica também. Os cuidados metodológicos devem ser sempre meticulosos.

Tanto os cientistas generalistas quanto os cientistas especialistas devem dialogar sempre, pois surgem novas percepções. Os especialistas também são importantes. Não devemos excluir ninguém. Nosso processo é de inclusão e não exclusão. Nosso processo é de integração. Não existem apenas problemas genéricos na vida. Há os problemas específicos que demandam competência especializada. Isso é uma condição lógica. Na verdade, esses períodos de transições e de mudanças são períodos de turbulências e adaptações. A disciplinaridade, a interdisciplinaridade, a pluridisciplinaridade e a transdisciplinaridade são importantes no século XXI. Entretanto entendemos que a transdisciplinaridade é a maior chance de sucesso no século XXI.

As estruturas biológicas das psicocélulas eucarióticas são na verdade sinais de antigos acontecimentos evolutivos. Elas apresentam maior complexidade estrutural. A evolução ocorreu por associação, interação, combinação, recombinação, parceria e simbiose. A simbiose é uma grande força difundida no processo evolucionário. Os psicomicróbios foram as primeiras redes sociais existentes no planeta Terra.  A sociologia é a ciência do viver junto. Nenhum psico-organismo vive isolado. Nenhum ser vivo é uma ilha. Estar vivo significa viver em companhia. Essa realidade marcante afeta todas as nossas considerações a respeito dos processos e dos fenômenos biológicos. O que estou abordando incluiu a evolução, a ecologia e o funcionamento das espécies e dos indivíduos. O impacto dos psicomicróbios e de suas atividades no planeta Terra sempre foram enormes. Os seres vivos são interconectados e interdependentes. Viver em conexão com outros psico-organismos pode significar saúde ou doença. Na maioria das vezes significa saúde.

A contínua competição entre indivíduos ou espécies com sobrevivência dos mais fortes está completamente equivocada. Hoje sabemos que a cooperação, a interação e a dependência mútua entre as formas de vida permitiu a expressão global da vida. A diferença entre nós e os outros sistemas vivos está em grau e não em qualidade. A diferença entre nós e os outros seres vivos está na quantidade de informação, energia e matéria existente.

As psicocélulas já são inteligentes e conscientes. Podemos aprender muito com o comportamento das células procarióticas e eucarióticas. As edificações celulares são encantadoras. São inúmeras as propriedades espirituais e funções vitais da célula. A vida é celular. A célula é a unidade básica da vida. O que é vida? Vida são psicoprocariotos e suas proles. A vida é autorrenovadora.  A vida é uma sinfonia senciente. A vida sempre teve liberdade de ação e reação. Quem escolhe está vivo. Escolha nunca foi dogma ou mito. Hoje sabemos que a vida não é mecânica, mas um verdadeiro complexo de processos sensitivos e perceptivos simbiogênicos realizando escolhas e tomando decisões.

O planeta é psicocelular. As psicocélulas se movimentam e se expandem incessantemente. O planeta é psicomicrobiano. Antes de existir animais e plantas existiu um estopim psicomicrobiano. O conhecimento dinâmico não conhece porto seguro. As verdades são sempre meias verdades. Não estamos criando nada, apenas integrando. O que estamos expondo são reflexões e observações de grandes cientistas. Não somos donos da verdade científica e espiritual. Estamos apenas buscando uma maior proximidade da verdade. O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano. Nunca fomos partidários de propostas acabadas, pois elas são enganosas. A ignorância espiritual de alguns cientistas materialistas radicais é desastrosa. As ciências integrais e a espiritualidade integral estarão em sintonia no século XXI.

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são as possibilidades maiores de sucesso no século XXI. Procuro no site citar muitos cientistas que desenvolveram trabalhos magníficos científicos. Em nenhum momento tive intenção de ser aproveitador de trabalho alheio e sim um facilitador do processo de aprendizado espiritual e científico. Um número enorme de citações de cientistas em determinados livros são também elevadíssimos. Será que eles também seriam aproveitadores de trabalhos alheios? Acredito que não. A maledicência pode existir na mente do ser humano. Parece que estamos incomodando alguns materialistas radicais. Como posso em pleno século XXI acreditar apenas na matéria? Como posso acreditar que os seres vivos são feitos apenas de corpos? Como posso acreditar que somente animais e seres humanos tem consciência? Quanto tempo os cientistas materialistas vão precisar para reconhecer que a célula já é um ser consciente e inteligente? Como posso ser um cético materialista em pleno século XXI? Será que os cientistas materialistas radicais não estudam o comportamento celular?

Procuro sempre respeitar as diferenças. Diferenças não são defeitos. Em nenhum momento quero impor nada a ninguém. Não pretendo doutrinar ninguém. Não pretendo fazer nenhum alinhamento forçado. A luz do espírito não permite impor nada a ninguém. Graças a Matriz Divina não me sinto agredido por nenhum irmão espiritual.

Precisamos descer do pedestal e integrar com a base psicoprocariótica que nos deu origem. A gênese da vida foi caracterizada por interação mentecorpo celular. A barreira imaginária entre ciência e espiritualidade está sendo dissolvida pouco a pouco. Só se pode questionar bem o que se sabe bem. A informação faz a diferença.

 Devemos entender que a realidade é uma projeção de campos sutis primários de informação. Os campos sutis fornecem os padrões, ou a base da informação que guiam as partículas elementares na formação da realidade física. A luz transporta os padrões impressos pelo campo mental ou campo espiritual ou campo de consciência. O fóton de luz é o mensageiro do campo eletromagnético. Luz é informação. Informação é o que está oculto na forma. Não posso desprezar os poderes ocultos, pois são eles que geram formas. Ondas de informação geram campos de torção. Toda partícula gira sobre o seu eixo. Spin quer dizer giro. O genoma é um verdadeiro campo de torção. Os campos de torção biológicos ou não biológicos estão associados a todos os fenômenos eletromagnéticos. RNA primário e DNA secundário são moléculas informativas. O RNA e o DNA são supercondutores de luz. Os sistemas vivos são sistemas abertos multidimensionais, biofotônicos, eletromagnéticos e bioquímicos. Os sistemas vivos apresentam sistemas holográficos interligados. Funcionam sempre na presença do Todo. O DNA é holográfico.

Os sistemas vivos são sistemas cognitivos. A cognição envolve representações mentais. A cognição resulta de um padrão de distinções, e distinções são percepções de diferenças.

Em essência somos campo mental ou campo de espiritual ou campo de consciência que não podemos medir, mas podemos estudar o comportamento na existência almática vivente impermanente. Em essência somos campo, em existência somos corpo. Essência e existência estão entrelaçadas. A célula já é um ser com instinto, aprendizado, cognição e memória. A memória é molecular, filogenética e cultural. Não existe somente corpo na célula e sim, uma matriz mental além de uma estrutura corporal. Os seres vivos são seres psicossomáticos. O psicobioentrelaçamento existe na natureza. O psicobioemaranhamento existe na natureza.

 A realidade é muito maior do que nós. Existe um número enorme de entidades e processos que o ser humano jamais conhecerá profundamente. Estamos engatinhando na parte espiritual e científica de forma integral. Não conhecer não quer dizer que essas interações não existem. Existe algum cientista ou religioso que seja o dono da verdade? Quem estuda o Universo e a vida tem que ser humilde e grato a Matriz Divina.

 Será que algum religioso ou cientista humano não acredita que o Universo e a vida teve como fonte uma Matriz Inteligente e Consciente? Os psicomicróbios já são seres inteligentes e conscientes. A base da inteligência e da consciência biológica são os psicomicróbios e não os psiconeurônios. Os psiconeurônios apresentam endossimbiontes. Lembram o que falamos sobre endossimbiose? Os psiconeurônios não sobrevivem sem seus psicoendossimbiontes. Os psicoendossimbiontes são verdadeiras usinas energéticas e são dependentes das psicocélulas eucarióticas. Existe interdependência psicocorporal celular. Nossas psicocélulas eucarióticas são híbridos assombrosos. As mitocôndrias nas psicocélulas animais e vegetais e os cloroplastos nas psicocélulas das plantas foram psicobactérias de vida livre no passado que foram engolfadas e não digeridas.

O corpo humano é simbiótico. O cérebro é simbiótico. O coração é simbiótico. O pulmão é simbiótico. O baço é simbiótico. O timo é simbiótico. O dente é simbiótico. O osso é simbiótico, etc.

O psico-óvulo apresenta endossimbiontes. Os psicoespermatozoides apresentam endossimbiontes. O psicozigoto apresentam endossimbiontes. Sem os psicoendossimbiontes não existem as psicocélulas humanas. Somos uma quimera evolutiva. Nossas psicocélulas são híbridas. Não somos seres únicos e sim seres mistos. Isso não é uma teoria, isso ocorre na prática, na vida real. É tempo de grandes mudanças. O sagrado agora está sendo estudado pela ciência. Não tenha medo das mudanças. As mudanças são necessárias. A única certeza que temos é que tudo vai mudar. Os materialistas entendem tudo ao contrário. A consciência é uma caixa preta para os cientistas materialistas. A mente é primária e o corpo é secundário. A mente existe em todos os seres vivos e o cérebro evoluiu nos animais. A interação mentecérebro é um processo evolucionário. O campo mental ou campo espiritual ou campo da consciência já está presente nas células procarióticas. A consciência é que dirige o comportamento da célula.  A psicocélula procariótica já tem consciência de que está viva. Ela interage com o meio ambiente, procura alimento, interage com outros sistemas vivos, foge do que pode matá-la.

Muitos cientistas que se dizem cristãos desconhecem completamente a parte espiritual. As últimas palavras de Jesus na cruz foram as seguintes: “Pai a ti entrego o meu Espírito”. Parece que eles desconhecem o que é espírito e alma vivente e procuram ficar encima do muro. Quem é cristão deve estar envolvido profundamente com a “Espiritologia” de um modo geral e com a “Cristologia”.

 A ciência nunca foi pura!  Entretanto Jesus foi o espírito mais puro que passou por esse orbe. Foi o espírito mais ecumênico que já passou por esse orbe. Foi o espírito mais sábio que passou por esse orbe e ele não era um cientista. Jesus nunca estudou em uma Universidade, entretanto sua sabedoria espiritual era encantadora. A Sabedoria Universal de Jesus era incrível. Sabedoria é conhecimento aplicado. Jesus não precisou de metodologia científica para amar, servir e perdoar. O amor é o elo que pode unir as civilizações planetárias. O amor é o elo que pode realizar o ecumenismo. O amor universal é a meta de todo ser. Jesus nunca ficou encima do muro.

A ciência nunca foi rebelde. O termo rebelde é desastroso. Ela sempre foi criativa, provocativa, reflexiva e experimental. Estamos procurando induzir reflexões nos leitores. Estamos estudando o comportamento celular e o comportamento dos seres vivos de modo geral. Comportamento nunca foi exclusivo de seres com cérebro ou sistema nervoso. A relação do ser humano com a natureza não pode ser concebida de forma redutora nem de forma separada. O ser humano não está separado da natureza. Não podemos ignorar os estudos subjetivos e objetivos dos seres vivos. Estamos passando apenas por um processo de transição e integração onde as ciências integrais estarão em sintonia com a espiritualidade integral no século XXI. Precisamos abrir os horizontes para além da área específica. A ciência é o melhor meio de conhecer o desconhecido. Tenho a consciência de que ainda há muito para aprender, pois a interface com o desconhecido é grande. A harmonia oculta é sempre mais forte do que a manifestada. Existem mais coisas ocultas do que reveladas. Somos Um!  Quantos grandes enganos as religiões e as ciências já produziram? Existem enganos nos dois lados. O diálogo é fundamental. As doutrinas religiosas e científicas devem ser corrigidas no tempo. Muitas condições religiosas e científicas foram descartadas no tempo. Não existe realismo científico ou religioso. Não temos a realidade absoluta. Todas as verdades são meias verdades. Toda “verdade científica” pode ser mutável. A verdade é filha do tempo e não da autoridade. O tempo é a eternidade quantificada.
Galileu Galilei disse o seguinte: “Não se deixem guiar pela autoridade de alguém. Façam os experimentos, confirmem os fatos. Pensem! Não obedeçam cegamente aos que os outros dizem só por terem a fama de sábios”. Sócrates disse: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Não devemos travar combates em solos equivocados.

A representação da ideia deve ser seguida de intervenção por experimentação no meio acadêmico. Na rede devemos escrever de forma fácil, didática e inteligente procurando decodificar a ciência para o leitor menos científico visando um pouco do conhecimento do Universo e da vida macro e micro, além do entendimento da gênese da vida. O ancestral comum foi um psicoprocarioto. Os psicomicróbios sempre existiram anteriormente as outras formas de vida animal e vegetal independentes das vicissitudes ou intercorrências humanas. Os seres humanos foram os últimos a chegar ao processo evolutivo em escala global. Os seres vivos são riquezas espirituais e materiais em evolução simbiótica exercendo escolhas e tomando decisões e não apenas os seres humanos. O mundo psicomicrobiano continua a nos surpreender. Somos proles de psicomicróbios.

Os processos e fenômenos da vida não foram criados por seres humanos. Os processos e os fenômenos do Universo e da vida foram uma tarefa árdua e longa para serem descobertos. Experimentar é criar para comprovar ou não o que foi observado. O experimentador deve ter uma capacidade especial de observação. Um cientista deve ser um grande observador, experimentador e preparado para redigir relatórios a respeito das observações e dos experimentos. Na verdade somos observadores, sonhadores, criadores, experimentadores, planejadores e executores.

Despertem seres humanos! 

Somos Um !

O paradigma atual é holístico, holárquico, holônico, holográfico, integral, universal, científico, ecumênico, cosmoético, noético e ecoético. A ética não é um discurso da moda. A ética é a ciência da moral. Ela é a busca do bem, em sua definição mais simples.

Estruturar-se, desestrutura-se e reestruturar-se dói muito, mas é necessário e indispensável no século XXI.

José Eduardo Antonio de Mattos


Talvez seja hora de resolvermos nossos problemas usando um novo padrão de raciocínio como Albert Einstein sugeriu. As reflexões dele foram sempre encantadoras e iluminadas.

“As respostas que buscamos está dentro de nós.”

“Observe bem a Natureza e você entenderá tudo que está ao teu redor.”

ALBERT EINSTEIN

ALBERT EINSTEIN – Nasceu em Ulm14 de março de 1879 e faleceu em Princeton,18 de abril de 1955.

Foi um físico teórico alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E = mc2 (que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo"), foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico". O efeito fotoelétrico foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.


Precisamos de uma versão mais saudável e eficiente da humanidade. Não estamos escrevendo para cientistas na rede e sim para a população mundial dando uma noção simples e coloquial do Universo e da vida como todo. Precisamos de reforma íntima. Precisamos de um mundo melhor. Precisamos de uma Metagestão Global Planetária Compartilhada. A Metagestão, com sua constância na crítica, vem propor um exercício simplificado de diálogo interdisciplinar e permanente, em oposição à superficial e fragmentada linguagem vigente. A Metagestão é justamente pensar a administração para além da ciência administrativa, admitindo a existência da subjetividade e o valor do diálogo. A Metagestão alia conhecimento e reflexão profunda, compatibiliza os interesses em relação aos mundos subjetivos, objetivos e sociais.

Escolha o amor. A escolha é exclusivamente nossa. Só depende de nós. O ponto de virada já está presente. Talvez você seja mais um que vai virar a mesa. Que tal despertar nessa linda manhã?

Despertem seres humanos!

Deepak Chopra disse o seguinte: “Sob o nariz dos físicos, mentes brilhantes estão criando um novo campo, a biologia quântica”.

Devemos entender que a física é quântica. A química é quântica. A biologia é quântica. A célula já apresenta inteligência, consciência, intuição criativa, intenção senciente, livre arbítrio, escolha e tomada de decisão. A diferença entre nós e os outros sistemas vivos é uma questão de grau e não de qualidade.

Precisamos acelerar nossa transformação coletiva. Precisamos cocriar uma civilização global ampla e integrada mais humana e sustentável. É hora de ampliar o diálogo sobre o futuro da humanidade no mundo e o tipo de liderança que pode nos guiar nele. Não confio em ninguém que tenha fixação apenas na matéria, dinheiro e poder. Um ceticismo muito rígido e hostil não faz bem para ninguém. Os céticos materialistas não ocupam um lugar na estrada da vida como guardiões da verdade. O materialismo puro é uma fixação. O materialismo puro radical não pode aventurar-se em lugar nenhum antes da criação da matéria. O materialismo radical é o maior dogma da ciência. O materialismo radical desabou completamente no início do século XXI. Na verdade, o materialismo transcendeu. O espiritualismo e o materialismo estarão integrados no século XXI.

Busque a luz!

Seja luz! 

 Expanda a luz!

Luz e paz em seu caminhar!

José Eduardo Antonio de Mattos


José Eduardo Antonio de Mattos

Muita Paz e Luz.
Um beijo no coração de todos.


José Eduardo Antonio de Mattos
Angela Maria de Aquino Mattos