SERÁ QUE A IMAGEM DE UMA FLOR PODE TRAZER ALGUMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE NO ESTUDO DA VIDA?
Quem somos nós?
O que é vida?
Você sabe que a unidade é a base da diversidade da vida?
Você sabe que a vida é um continuum?
Você sabe que a vida é interconectada?
Você sabe que a vida é caracterizada por auto-organização?
Você sabe que a vida é interdependente?
Você sabe que as nações são interdependentes?
Você sabe que o grande mal do ser humano é a separação?
Como o mundo que vivemos pode ser sustentável com 227 nações diferentes?
Será que não tardará para esse mundo dividido politicamente se tornar uma Terra Pátria Global em paz e sustentável?
Será que é impossível viver em paz no mundo?
Por que optamos por essa amarga separação?
Por que optamos por guerras?
Será que existem esperanças de reconciliações sem mais sofrimentos humanos?
Será que não tardará para que esse mundo dividido economicamente se torne uma Terra Pátria Global em que as pessoas não morram mais de fome, sede e de miséria extrema?
Será que o Unverso físico pode se originar de um campo ainda mais sutil que a própria energia e matéria?
Você sabia que o garrote do materialismo radical e de um Universo mecânico começou a ser desapertado por inúmeros cientistas de ponta dos séculos XX e XXI? Você sabe que o velho paradigma materialista radical ou totalmente mecânico não está mais funcionando?
O que você sabe?
O que você sabe que sabe?
O que você sabe que não sabe?
Você sabe que não há linha de chegada para a espiritualidade integral?
Você sabe que não há linha de chegada para o estudo das ciências integradas?
Você sabe que não deve se deixar prender por convenções ou por condicionamentos ultrapassados?
Você sabe que deve livrar-se de informações desnecessárias, dogmas e mitos do passado, criando espaço para novas informações e conhecimentos?
Você sabe que o autoconhecimento é fundamental no século XXI para alcançar a autorrealização?
Você sabe que a autoiluminação ocorrerá no século XXI?
Será que sua forma de percepção não é limitada? Será que somente os seres com cérebros são sensitivos e perceptivos? Será que somente os seres com sistemas nervosos ou com cérebros são conscientes? Será que a vida não é senciente? Será que todo ser que realiza autopoiese ou autocriação não é senciente? Quem está adotando uma visão de vida tão reducionista?
Quando foi a última vez que você provocou o seu próprio campo mental ou campo espiritual ou campo de consciência?
Você sabe que precisamos saber quem somos? Você sabe que precisamos saber como chegamos aqui? Você sabe que a espiritualidade e as ciências integrais iluminam a nossa busca por um sentido, expressando a vida de um modo geral e nossa humanidade mais profunda? Você sabe que queremos sempre mais luz em nosso pensamento a fim de iluminar o nosso caminho?
Você alguma vez já espreitou a si mesmo? Você sabe que conhecimento e autoconhecimento não fazem mal a ninguém? Você alguma vez questionou seus próprios hábitos? Você alguma vez já questionou seus próprios pensamentos? Você alguma vez fez algo totalmente novo? Você sabe que conhecimentos novos pode abrir seu campo mental a novos níveis de percepção e experiências? Por que viramos as costas para aquilo que é desconhecido ou desagradável por nós? Você sabe que não faz mal não saber a resposta de um questionamento? Você sabe que existe muito mais coisas ocultas do que reveladas espiritual e cientificamente? Você sabe que só se percebe o que se conhece? Se só percebemos o que conhecemos, como iremos perceber algo novo? Você sabe que precisa atualizar-se constantemente espiritual e cientificamente? Você sabe que só se consegue experimentar a vida dentro das fronteiras do que se sabe? Você sabe que torna-se óbvio que se quiser ter uma vida mais abrangente e mais rica, com mais oportunidade de crescimento, realizações e felicidade, precisa seguir em frente fazendo grandes perguntas, experimentando novas emoções e armazenando mais dados em sua rede psiconeural? Você sabe que espírito é livre para escolher e tomar decisões? Você sabe que qualquer ser vivo sempre teve liberdade de ação e reação? Você sabe que para expandir seu paradigma e despertar para uma vida mais rica espiritual e cientificamente, precisa de novas experiências?
Será que devemos ter uma outra forma de pensar no século XXI? Será que precisamos mudar nossa visão do mundo? Você sabe que não temos a visão do mundo real, mas o que seu equipamento sensorial consegue perceber, ou o que seu sistema de crença lhe permite ver ou que suas emoções desejam ver ou não? Você sabe que qualquer sistema vivo é apenas uma ilha de conhecimento no processo evolutivo do continuum da vida? você sabe que viver é conhecer? Você sabe que todos os sistemas vivos são cognitivos?
Por que devemos nos interessar pelo processo de mudança contínuo? Você sabe que não temos a realidade absoluta e sim relativa? Você sabe que existem inúmeras questões incognoscíveis, que estão além do pensamento espiritual e científico da época?
Será que uma imagem pode ter algum valor para a compreensão do processo de vida?
Uma imagem vale mais do que mil palavras ao analisar essa ordem ou maneira ordenada que caracteriza a vida dessa planta com flor. O florescimento indica o status da psicoplanta como psico-organismo vivo, pois as flores contêm órgãos de reprodução sexual e a reprodução é uma propriedade essencial da vida sem ser exclusivo da vida. Lembram dos psicovírus que são verdadeiros “zumbis químicos” acelulares? O psicovírus é um ser espiritual mais não é uma alma vivente. Somente os seres psicocelulares procarióticos e eucarióticos que realizam autopoieses são almas viventes. Qualquer ser que realize autopoiese ou autocriação ou autossustentação ou autoprodução é uma alma vivente. Os psicovírus acelulares e as psicocélulas procarióticas e eucarióticas são inteligentes e sencientes em graus diferentes. As flores também têm comportamentos interessantes em busca de sensualidade, atratividade, percepção, sensação, distinções sutis como forma, tamanho e cor dos corpos, identificação de luz, estratégias de defesa e de ataque, etc. As Dioneias apresentam atrativos irresistíveis para atrair insetos como parte de seu alimento. O intrigante mundo das psicoplantas é encantador. A quantidade espermática das plantas com flores angiospermas são enormes e variadas de acordo com a informação e memórias existentes nelas. A autopolinização e a polinização cruzada são comuns em angiospermas. As plantas angiospermas com flores são as mais frequentes. Muitos mistérios da vida ainda continuam ocultos. A auto-organização é uma propriedade da vida. Informação é o que está contido na forma. Os campos mórficos ou campos de formas e campos morfogenéticos nos sistemas vivos são incríveis e os padrões muitas vezes são repetitivos durante o continuum da vida. Os sistemas vivos carregam o seu passado com eles no processo evolutivo, transformativo e adaptativo evolucionário. Carregamos o nosso passado conosco. Informações e memórias são inerentes à natureza.
SOMOS UM!
José Eduardo Antonio de Mattos
O futuro da vida e da humanidade no planeta Terra diz respeito a todos nós. Precisamos estar mais atentos a biologia da conservação. Os seres vivos são interconectados e interdependentes. Não podemos destruir o ambiente que vivemos. Não podemos destruir biomas e ecossistemas complexos. Não é o planeta que precisa ser salvo, somos nós. Nenhuma espécie extinta retornou posteriormente. Comece a dar mais atenção ou foco à teia ou rede de vida cruzada. A vida é autorrenovadora. A vida é um continuum. A vida é psicocelular e molecular. Muitos temas no estudo da vida são unificadores. O ancestral comum foi um psicoprocarioto. Somos proles de psicomicróbios. Devemos entender a realidade do ponto de vista holístico. A vida é senciente, interconectada e interdependente. Ela afeta a sua própria evolução. Quem seleciona está vivo. Precisamos ter responsabilidade global. Ilustrar as características discutidas da vida é um recurso recorrente do estudo da vida. As propriedades da vida são autopoiese ou autocriação ou autossustentação ou autoprodução ou autoperpetuação, autorregulação, adaptação evolutiva, resposta ao ambiente, crescimento e desenvolvimento, processamento de informação, energia e matéria, reprodução, ordem, auto-organização e etc. Com isso podemos pressupor que uma imagem vale mais do que mil palavras. A morfologia vegetal é linda e complexa. As plantas exercem um fascínio na maioria das pessoas por suas propriedades alimentícias, medicinais e pelas condições estéticas em nossos ambientes. As interações micróbios-plantas, fungos-plantas, plantas-insetos, plantas-animais são incríveis.
Você sabe que existem interações, combinações e recombinações entre psicoprocariotos e o mundo botânico?
Você sabe que a palavra botânica deriva da palavra grega botamé que se refere a “planta”? Você sabe que quando pensamos em plantas vem em nossa mente árvores, madeira, casa, móveis, proteção, folhas, fotossíntese, luz, oxigênio, flores, frutos, verduras, alimentação, remédios, fitoterápicos, grãos, sementes, e muitas outras coisas?
Você sabe que os micróbios, as plantas e animais são vitais para a vida humana? Você sabe que os micróbios, as plantas e os animais podem viver e sobreviver perfeitamente sem a presença de seres humanos? Você sabe que sem esses “seres inumanos”, os seres humanos não podem sobreviver? Será que realmente somos “seres especiais” que sustentam a vida no planeta Terra ou são os psicomicróbios os criadores, os sustentadores e os decompositores da vida no planeta Terra? Você sabe que estou informando em espírito e verdade? Jesus foi muito claro ao dizer o seguinte: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Buda foi fantástico ao dizer o seguinte: “Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade”. Essas colocações são maravilhosas, não são? A importância das psicocélulas procarióticas e eucarióticas, além das psicoplantas é enorme, pois a fotossíntese praticamente sustenta a vida no planeta Terra. Os psicoprocariotos foram os primeiros seres vivos a realizar fotossíntese. Os psicoprocariotos foram os primeiros seres fotossintetizantes e alguns são fixadores de nitrogênio também. Se não fossem os psicoprocariotos ou psicomicróbios, nós seres humanos, não estaríamos aqui hoje. A fotossíntese produz o oxigênio que respiramos o alimento que comemos e as principais moléculas para o nosso crescimento. A maioria dos psico-organismos é dependente da energia solar. Hoje, sabemos que sem a fotossíntese, a vida na Terra seria extremamente limitada. Antes de existirem animais e plantas existiram grandes estopins psicomicrobianos. Muitos medicamentos vêm das psicoplantas. As psicoplantas são vitais para os seres humanos. As plantas constituem a maior fonte de alimentos para nós. Hoje, sabemos que a vida vegetal apresenta princípios unificadores. Apesar da grande diversidade, o corpo das espermatófitas apresenta o mesmo plano básico. Há duas categorias de espermatófitas: as gimnospermas e as angiospermas. As mais frequentes são as angiospermas e a principal inovação das angiospermas é a flor, razão pelo qual elas são chamadas de plantas floríferas. O corpo vegetal de modo geral é composto de três órgãos: a raiz, o caule e as folhas. A função principal das folhas é a fotossíntese. A função principal de caule é a sustentação. Na verdade, o caule e suas folhas correspondem a parte aérea. As folhas estão ligadas ao caule pelos os nós, denominando-se entrenó a região de caule localizada entre os nós. A função principal da raiz é a de fixação e absorção de água e de minerais.
Você sabe que de um modo geral as plantas não podem se locomover ou mover no ambiente, mas podem crescer para obter o que precisam? Você sabe que de certo modo o crescimento primário permite o “deslocamento” de um lugar para o outro? Você sabe que o dano causado pelos insetos herbívoros induz a defesa sistêmica da psicoplanta? Você sabe que o ácido jasmônico ativa muitas respostas de defesa nas psicoplantas? O que você sabe sobre ação e reação ou estímulo e resposta das psicoplantas? Você sabe que a psicoplanta já têm instinto, aprendizado, cognição e memória? Você sabe que muitas proteínas vegetais inibem a digestão em herbívoros? Você sabe que as plantas apresentam comportamentos complexos de defesa e de atração para os insetos como nos casos da Dionéia? Você sabe que as Dioneias (Vênus Papa-Moscas) apresentam folhas modificadas para capturar insetos? Você sabe que mudanças evolutivas nas psicoplantas também podem resultar em raízes, caules e folhas modificadas? Você sabe que na Dioneia as folhas foram modificadas para facilitar a captura de insetos a fim de compensar o baixo teor de nitrogênio no solo? Como podemos descobrir cientificamente as causas do comportamento dos psico-organismos como nos micróbios, nos vegetais e nos animais?
Você sabe que a variação entre as espécies hereditárias é comum?
Você sabe que os psicopatógenos das psicoplantas desenvolveram estratégias para invadir psicoplantas hospedeiras?
Você sabe que alguns compostos antimicrobianos são sintetizados antes do ataque dos psicopatógenos?
Você sabe que qualquer ser vivo não é estático e sim extremamente dinâmico?
Você sabe que tudo no processo de vida é dinâmico, cíclico e recorrente?
Você sabe que a vida é incompatível com o equilíbrio? Você sabe que os processos vitais se dão longe do equilíbrio? Você sabe que não podemos confundir equilíbrio com estabilidade? Você sabe que nos casos de equilíbrio não existe mais trocas de energia? Você sabe que o estado de equilíbrio é a morte do sistema vivo? Você sabe que um sistema estável é aquele que mantém sua configuração ao longo do tempo, ainda que longe do equilíbrio? Você sabe que o ser vivo é um sistema dissipativo estável, que mantém, com relativa autonomia, sua estabilidade longe do equilíbrio? Você sabe que autonomia é a capacidade de um ser vivo de manter sua homeostase? Você sabe que a homeostase refere-se aos estados estáveis internos de um ser vivo? Você sabe que para que os processos vitais sejam possíveis, são necessários diversos estados estáveis internos? Você sabe que a infecção psicomicrobiana nas psicoplantas induz defesas adicionais contra os psicopatógenos? As moléculas químicas como as fitoalexinas frequentemente aumentam após o ataque de psicopatógenos. As psicoplantas reconhecem substâncias específicas derivadas de psicopatógenos. A exposição aos psicopatógenos induz uma cascata de transdução de sinais das psicocélulas vegetais. Um único contato com um psicopatógenos pode aumentar a resistência aos ataques futuros. As interações com psicoprocariotos não patogênicos podem desencadear a resistência adquirida nas psicoplantas. Hoje, sabemos que os psico-organismos vegetais e os psico-organismos animais têm componentes de transdução similares. Existem similaridades e homologias entre as espécies diferentes vivas.
Você sabe que qualquer ser vivo tem comportamentos e padrões de forma similares? Você sabe que comportamentos não são exclusivos de sistemas vivos com sistemas nervosos ou cérebros? Você sabe que temos que estudar melhor os comportamentos dos sistemas vivos de um modo geral e não apenas os comportamentos dos sistemas vivos com cérebros ou sistemas nervosos? Você sabe que sabemos muito pouco sobre os comportamentos dos psicomicróbios e das psicoplantas?
Você sabe que qualquer ser vivo apresenta ação e reação?
Você sabe que qualquer ser vivo apresenta instinto, aprendizado, cognição e memória em graus diferentes?
Você sabe que qualquer ser vivo aprende no viver? Você sabe que viver é conhecer?
Você sabe que receptores cinases das psicocélulas vegetais podem iniciar uma cascata de transdução de sinais? Você sabe que os componentes de transdução de sinais em psicoplantas evoluíram de ancestrais psicocelulares procariontes e eucariontes? Você sabe que os sinais são percebidos em muitos locais dentro das psicocélulas vegetais? Você sabe que a transdução de sinais nas psicocélulas vegetais envolve a inativação de proteínas repressoras? Você sabe que a inativação de proteínas repressoras resulta em respostas de expressão gênica? Você sabe que a degradação proteica é uma característica comum de sinalização psicocelular observada facilmente e diariamente por nós em psicoplantas? Você sabe que as psicocélulas vegetais são capazes de sentir e responder a uma ampla faixa de sinais externos e internos, através de uma rota que envolve sinal, recepção, transdução e resposta? Você sabe que vários receptores de hormônios nas psicocélulas vegetais codificam componentes da estrutura de ubiquitinação? Hoje, é sabido que a rota de ubiquitinação desempenha um papel relevante na maioria das rotas de percepção hormonal.
Você sabe que a narrativa das ciências integrais deve ser celebrada como um dos grandes feitos da espiritualidade humana e coletiva de criar conhecimento?
Você sabe que os psicovegetais desenvolveram mecanismos para o desligamento ou atenuação de respostas de sinalização? Você sabe que a regulação cruzada permite a integração de rotas de transdução de sinal? Você sabe que a transdução de sinal ocorre no espaço e no tempo? Você sabe que a transdução de sinal em psicovegetais pode ocorrer em uma ampla faixa de distâncias? Você sabe que a escala temporal da transdução de sinal em psicoplantas varia de segundos a anos? Você sabe que os psicomicróbios e as psicoplantas não apresentam carnes e não são de nenhuma forma seres toscos? Você sabe que os comportamentos dos seres vivos de um modo geral devem ser apresentados e estudados sob a ótica evolutiva, transformativa e adaptativa e não sob a visão carnal? Você sabe que a reencarnação é um dogma religioso e nunca foi uma lei biológica? Você sabe que as diversas atitudes dos sistemas vivos de um modo geral devem ser estudadas e visto no paradigma holístico como condições adaptativas aos desafios que sua ecologia apresenta? Você sabe que o conhecimento não deve ser abordado de forma definitiva? Você sabe que não temos a verdade absoluta? Você sabe que a verdade é filha do tempo e da época e não da autoridade religiosa ou científica? Acho que posso afirmar com segurança que ninguém sabe e entende tudo sobre o Universo e a vida. Jesus sabia que os seres inumanos e os seres humanos apresentam consciências diferentes. Sua mensagem foi linda nos Evangelhos Gnósticos ou Evangelhos da Iluminação ao dizer: “Em verdade, em verdade vos digo: as colheitas são em épocas diferentes”. Você colhe o que planta. Ele está nos alertando que temos que ter paciência e tolerância. Paciência e tolerância são grandes virtudes espirituais humanas. O amor é o maior alimento para o espírito. Hoje, sabemos que temos que ter tolerância religiosa, tolerância espiritual, tolerância científica e adaptabilidade cultural. A intolerância religiosa e o fanatismo religioso já causaram muitos sofrimentos humanos. O sagrado hoje também é científico. O respeito às diferenças é fundamental. Diferenças não são defeitos. Precisamos dialogar e reavaliar a fim de eliminarmos os dogmas e mitos do passado. Não amontoe dogmas e mitos ultrapassados. Livre-se das informações desnecessárias, criando espaços para novas informações e conhecimentos espirituais e científicos. O sagrado hoje também é científico. O século XXI é o século da luz, da informação, da integração, do conhecimento, do diálogo, da unificação e do estudo da interação mentecorpo dos sistemas vivos de um modo geral.
Quando vamos deixar de ser antropocêntricos, egocêntricos, genocêntricos e preconceituosos?
Você sabe que as psicoplantas vegetais apresentam defesas induzidas contra insetos herbívoros? Você sabe que qualquer ser procura sobreviver? Você sabe que as psicocélulas já reconhecem o que podem matá-las?
Você sabe que as psicoplantas podem reconhecer componentes específicos na saliva dos insetos?
Você sabe que o reconhecimento é uma condição da vida de um modo geral e não somente em seres com sistemas nervosos ou cérebros? Você sabe que as psicoplantas já têm instinto, aprendizado, cognição e memória?
Você sabe que a transdução de sinais em vegetais há muito tempo tem fascinado os cientistas de ponta? Quem é que nunca se sentiu abalado, perturbado e depois maravilhado quando entrou em contato com uma nova informação ou com um novo conhecimento que favoreceu a um novo despertar espiritual e científico? Será que vocês entenderam que as “mensagens” espirituais e científicas integradas que temos hoje são as mais poderosas para prever o comportamento dos sistemas não vivos e vivos físicos?
Você sabe que os comportamentos dos sistemas vivos de um modo geral devem ser uma literatura obrigatória para o público interessado e para os profissionais de física, química, biologia, psicologia, sociologia, veterinária, medicina, odontologia, farmácia, etc?
Você sabe que o conhecimento e o autoconhecimento não fazem mal a ninguém?
Você sabe que a maioria dos cientistas não deu a atenção devida ao comportamento de ajuda, de associação, de cooperação, de parceria, de simbiose, de endossimbiose na interação, combinação e recombinação dos sistemas vivos em evolução?
Você sabe que as psicoplantas já são seres inteligentes e conscientes em graus diferentes?
Você sabe que a maioria dos cientistas não deu uma verdadeira atenção para a senciência celular? Você sabe que a vida é senciente? Você sabe que os sistemas vivos sencientes afetam sua própria evolução? Você sabe que as escolhas e tomadas de decisões feitas por psicoprocariotos que nadam em direção ao alimento, levam, no decorrer do tempo, a novas direções evolutivas? Você sabe que a vida sempre teve liberdade de ação e reação? Você sabe que a vida senciente dos “seres inumanos” desempenhou um papel importante e inesperado em nosso processo de evolução? Você sabe que a interação mentecorpo sempre foi um processo evolutivo, transformativo e adaptativo? Você sabe que mudar para permanecer o mesmo é a essência extrafísica espiritual e física corpórea da autopoiese? Você sabe que a adaptação é psicocorporal? Você sabe que a hereditariedade é psicocorporal? Você sabe que os seres vivos são sensitivos, perceptivos e com interação mentecorpo? Você sabe que a bilhões de anos antes dos seres vivos verbalizassem a vida eles a reconheciam? Você sabe que os psicomicróbios foram os primeiros seres a fazer sexo biológico transgênico não reprodutor? Você sabe que o reconhecimento é uma condição da vida de um modo geral e não exclusivos de seres com sistemas nervosos ou cérebros? Você sabe que os psicomicróbios já realizavam transgenias, isto é, doação de genes a bilhões de anos? Você sabe que as adaptações e as coadaptações comportamentais psicocorporais foram frequentes e facilitaram as sobrevivências dos psico-organismos no processo evolucionário de vida? Você sabe que os valores adaptativos dos aprendizados, das cognições e das memórias cumulativas são importantes para a sobrevivência dos sistemas vivos? Você sabe que o comportamento dos seres vivos não pode ser por determinismo genético? Você sabe que diferenças ambientais podem mudar o comportamento dos seres vivos? Você sabe que o ambiente é espiritual e material? Você sabe que o campo mental, o ambiente e os genes influenciam o comportamento dos sistemas vivos? Você sabe que os comportamentos de algumas espécies podem ser resultados de suas experiências de vida individuais? Você sabe que os membros de uma espécie com frequência diferem em seus comportamentos? Você sabe que não é de se surpreender que a evolução ocorresse por associações, cooperações, parcerias, simbioses e endossimbioses em um ambiente repleto de presas e predadores onde todos apresentam unidade bioquímica?
Você sabe que os seres vivos são riquezas espirituais e materiais em evolução simbiótica exercendo escolhas e tomando decisões?
Será que não temos muitos motivos para reflexões?
Tudo no Universo e na vida é caracterizado por informação, combinação e recombinação. As coevoluções e as coadaptações são fantásticas. As similaridades, as homologias nos sistemas vivos devem ser mais bem estudadas. Os psico-organismos presentes na Terra são descendentes modificados de um ancestral comum psicoprocariótico.
Os cientistas devem equilibrar a estratégia de seus estudos reducionistas com os objetivos holísticos em escala maior de compreensão em relação às propriedades emergentes, pois sistemas não vivos e vivos são totalidades integradas. Não podemos explicar completamente um nível mais alto de ordem por meio de fragmentação destes em partes. Todos os níveis existem ao mesmo tempo. Um sistema vivo dissecado não tem mais funcionalidade. Uma psicocélula reduzida a seus elementos químicos deixa de ser uma psicocélula. Como podemos estudar a consciência de um sistema vivo separando todo o estudo do comportamento dos seres vivos? Fragmentar um sistema vivo interfere em sua funcionalidade. Entretanto, algo tão complexo quanto um psico-organismo ou uma psicocélula não pode ser analisada sem antes ser separada em partes. A saída para essa condição desafiadora é tentar equilibrar os estudos em estratégias reducionistas e holísticas também. Hoje, sabemos que temos que estudar na vanguarda da pesquisa a abordagem denominada ciências de sistemas integrados. Hoje, somos sabedores que novas propriedades emergem em cada nível da hierarquia psicobiológica. O psicobioentrelaçamento ou o psicobioemaranhamento existe na natureza. As propriedades emergentes se devem ao arranjo e às interações das partes à medida que aumenta a complexidade de cada ser vivo. Entretanto, a diferença principal entre nós e os outros seres vivos é uma questão de grau. A psicocélula já é um ser pensante. A psicocélula já é um ser psíquico. A mente interage com todos os sistemas vivos, enquanto o cérebro evoluiu nos animais. A evolução da interação mentecérebro é um processo evolutivo. A vida é senciente. A vida afeta a sua própria evolução. As psicocélulas já nadam em direção ao seu alimento. As psicocélulas interagem com outras psicocélulas e com seu ambiente levando no decorrer do tempo, a novas direções evolutivas através de escolhas e tomadas de decisões. Muitas vezes a excreção de um psicoprocarioto é alimento de outro psicoprocarioto. Os seres vivos por exercerem escolhas influenciam os caracteres da geração seguinte através de informações e memórias cumulativas. Um ser que realiza autopoiese já é consciente. Muitos comportamentos ficam incorporados como hábitos no processo evolutivo mentecorpo. A herança é psicocorporal. Não devemos esquecer que consciência antes de tudo é memória. Viver é conhecer. As psicocélulas procarióticas e eucarióticas já apresentam instinto, aprendizado, cognição e memória. As diversas memórias existentes se interligam. Cada nível de hierarquia biológica o grau de complexidade aumenta e novas propriedades podem surgir.
José Eduardo Antonio de Mattos
A CRISTOLOGIA É LINDA!
LOGIAS DE JESUS!
Aquele que conhece tudo, mas não se conhece, está privado de tudo.
Eu Sou.
Eu Fui, Eu Sou, Eu Serei.
Eu Sou aquele que É que Era e que Será.
Antes de existir, Eu Sou.
Feliz aquele que É antes de existir.
Não tenha medo, Eu Sou.
Eu Sou a Presença do Ser.
Eu Sou aquele que Ama.
Eu Sou o conhecimento da verdade.
O Logos ou Informação Criadora não pode morrer uma vez que não pode nascer. Aquele que crê nesse não nascido --- não feito --- não composto de se Ser, jamais morrerá...
Aquele que se abriu, nem que fosse durante um instante, para a vastidão do Incriado já é mais vasto do que o encadeamento das vidas e mortes.
Tudo que está feito será desfeito e voltará a sua Origem; mas aqueles que despertam para a Realidade sem começo e nem fim conhecem o Incriado, o eterno.
Eu vos darei o que nenhum olho viu, o que nenhum ouvido ouviu, o que a mão nunca tocou e o que jamais penetrou no coração do homem.
Nenhum espírito será livre em relação a estas formas se não tiver ao mesmo tempo um poder masculino e feminino.
Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça em treva.
Eu Sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas sim na luz da vida.
Vós sois o sal da terra. Se, porém, o sal torna-se insosso com que se salgará? Para mais nada presta, senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo.
Feliz o homem que passou por privações. Ele encontrou a vida.
Descobri que estavam ébrios; não descobri nenhum que tivesse sede. E minha alma afligiu-se pelos filhos dos homens, porque eles são cegos nos seus corações e desprovidos de visão; pois vazios procuram deixar este mundo, mas de momento estão ébrios.
Eu Sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, quem confia em mim jamais terá sede.
Não penseis que vim destruir a Lei ou os profetas, não vim destruir, mas cumprir (complementar).
Como sucede com a ignorância de alguém, quando essa pessoa alcança o conhecimento, a sua ignorância desaparece espontaneamente; assim como as trevas se esvaem quando surge a luz, assim também a ignorância se esvai na plenitude.
A lâmpada do corpo é a Mente.
Trazei o vosso guia e o vosso Mestre. A Mente é o guia, mas o Mestre é a razão. Vivei de acordo com sua Mente. Adquiri força, pois a Mente é forte. Iluminai a vossa Mente. Acendei a lâmpada que tendes dentro de vós.
A presença do Reino de Deus (Estado de Consciência) é essência anterior a todas as coisas.
Eu Sou a luz que está em todos.
Nós somos luz e voltaremos para luz.
Se teus olhos forem bons todo o seu corpo será luz.
Quem conhece o mundo descobre o corpo, mas o mundo não é digno de quem descobre o corpo.
Estou no mundo, mas não sou deste mundo.
Desapegue-se do ser imortal.
Desapegue-se do homem imortal.
Tudo que é composto será um dia decomposto.
No Jardim das Oliveiras: “Minha alma (global) está numa tristeza mortal”.
Tudo que nasceu e que foi criado, todos os elementos da natureza estão estreitamente interligados e unidos entre si. Tudo que é composto se decomporá; tudo retornará as suas raízes; a matéria retornará as Origens da matéria. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.
Sedes Passantes.
A verdade está semeada por toda parte, ela existe desde o princípio, alguns a veem no momento da ceifa.
A verdade se serve de palavras do mundo, por que sem essas palavras ela permaneceria totalmente desconhecida.
Aquele que conhece tudo, mas não se conhece, está privado de tudo.
A verdade é como a ignorância: oculta ela repousa em si mesma, mas quando se revela a reconhecemos e glorificamos, pois ela é mais potente que a ignorância e o erro. Ela traz liberdade.
O Logos disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A ignorância é a escravidão, o conhecimento (gnoses) é libertação. Se reconhecermos a verdade, saborearemos os seus frutos em nós mesmos. Se nos unirmos a ela, partilharemos de sua plenitude (pleroma).
Nós sabemos o que a criação nos revela, dizemos que são coisas poderosas e respeitáveis; e aquilo que desconhecemos, consideramos fraco e desprezível. Assim as realidades reveladas à vigilância parecem fracas e desprezíveis, mas são fortes e estimáveis.
A verdade é una e múltipla, a fim de nos ensinar o “Um” inumerável do Amor.
O amor espiritual (ágape) é êxtase e fragrância, eles se deleitam, aqueles que recebem a unção.
Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra não provará a morte.
Eu Sou Espírito Intelectual, cheio de luz radiante.
Os poderes nada podem contra aqueles que estão revestidos de luz, nem pode vê-los. Todos se revestirão de luz quando estiverem no mistério de uma relação sagrada.
Se um cego guiar outro cego, ambos vão cair.
Afastai-vos de mim todos os obreiros da injustiça.
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos buscarão entrar e não serão capazes.
Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam. Bendizei os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos caluniam.
Ao que te bate em uma face, oferece a outra; e, ao que houver tirado o manto, nem mesmo a túnica recuses.
Todavia, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai nada esperando de volta; grande será a vossa recompensa, e serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso com os ingratos e os maus. Sede misericordioso como é misericordioso vosso Pai.
Quem beber da minha boca se tornará como eu e eu próprio me tornarei ele e as coisas ocultas lhe serão reveladas.
Eu revelo meus mistérios àqueles que se tornam dignos deles.
Bem-aventurados os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque vosso é o Reino de Deus.
Reconhece aquilo que está a sua frente e o que te é oculto, lhe será revelado. Com efeito, não há nada encoberto que não será manifestado.
Aquele que procura não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar ficará perturbado; e ao perturbar-se ficará maravilhado e reinará sobre tudo.
Por isso afirmo, quando o discípulo está aberto, fica repleto de luz. Mas quando está dividido, está mergulhado nas trevas.
O Cristo vem para restaurar novamente essa ruptura, refazer a unidade perdida, vivificar os que se aniquilam pela separação, restabelecê-los na união.
Felizes sois vós os unificados, porque encontrareis o Reino: de fato, dele viestes e para ele voltareis.
O Reino de Deus está dentro de vós.
De fato o Reino de Deus encontra-se dentro de vós. Quando chegardes a conhecer-vos, sereis então conhecidos, e percebereis que sois os filhos do Pai vivo. Mas se não vos conhecerdes, então vivereis na pobreza (espiritual) e sua pobreza sois vós.
Eu e o Pai Somos Um.
O Cristo tem tudo em si: o homem, o anjo, o mistério, o Pai.
Não temas, filha de Sião, eis que teu Rei vem sentado sobre um filhote de jumenta.
Se alguém ouvir a minhas palavras e não guardá-las, eu não o julgo; pois não vim para julgar o mundo, mas para libertar o mundo.
Eu não procuro a minha glória. Há quem procure e julgue.
Julgar o outro é julgar a si mesmo.
Vós julgais segundo as aparências, quanto a mim não julgo ninguém.
E quando julgo, o meu julgamento é conforme a verdade porque não estou sozinho, mas com aquele que me enviou.
Meu julgo é leve.
Não julgueis, e de modo algum sereis julgados; não condeneis, e de modo nenhum sereis condenados. Absolvei e sereis absolvidos. Dai e vos será dado; darão para o vosso regaço (sacola de provisões) boa medida, compactada, sacudida, transbordante; pois com a medida com que medis sereis medidos de volta.
Há quem muito é dado muito será cobrado.
Acaso pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no fosso?
Aquele que tiver sem erro atire a primeira pedra.
Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ninguém Senhor. Nem Eu te condeno. Vai e de agora em diante, não erres.
Não há pecado. Sois vós que fazeis existir o pecado...
Tudo é puro para aquele que é puro, sois vós que fazei existir o pecado...
Sois vós que fazeis o pecado (erro) quando agis conforme os hábitos de vossa natureza adúltera (ideolatria) (tornar por real o que não é) (fazer do relativo um absoluto); aí está o pecado (erro).
Tu vês o cisco que está no olho de teu vizinho, mas não vê a trave que está no teu olho.
Quem me odeia, odeia a meu Pai.
Odiaram-me sem motivo.
Se o mundo vos odeia, sabeis que antes odiou a mim.
Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, porque não conhece quem me enviou.
Quem não está contra nós, está a nosso favor.
Quem não é contra nós é por nós.
Quem de vós poderá acusar-me de descaminho?
Se Eu digo a verdade porque não acreditais em mim?
Eu Sou o caminho, a verdade e a vida.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Sede meus discípulos, e vos farei que se tornem pescadores de homens.
Se vos tornardes meus discípulos e se escutardes minhas palavras, essas pedras vos servirão.
Mostrai a pedra rejeitada pelos construtores. Essa é a pedra angular.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos peço. Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
O que recebestes gratuitamente dai-o gratuitamente.
Tirai daqui tudo isso e não façais da casa do meu Pai um comércio.
Se tendes dinheiro, não empresteis a juros, mas dai-o àquele de que nada recebereis em retorno.
Ninguém pode servir a dois senhores, com efeito, odiará um e amará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro.
Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus.
Felizes aqueles que foram perseguidos, esses foram o que conheceram de verdade o Pai.
Quando vier o Defensor (Intercessor, Instrutor, Consolador, Confortador, Auxiliador) que Eu vos enviarei da parte do meu Pai, o Sopro da verdade que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
Quando ele vier, irá desvelar o que é o mundo e mostrará que há erro, justiça e julgamento.
Mostrará o que é erro porque não creram em mim; o que é justiça, porque vou para o Pai, e já não mais me vereis; o que é julgamento porque o Príncipe (Líder, Rei) deste mundo já está condenado.
Amém, amém vos digo: Quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Eu Sou o Pastor Verdadeiro. O Pastor Verdadeiro dá a vida por suas ovelhas.
Em verdade, em verdade vos digo: Eu Sou a porta das ovelhas. Possuo ainda outras ovelhas que não são desse curral.
Haverá um só rebanho.
Se permaneceste em minhas palavras, sereis verdadeiramente meus discípulos.
Sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
O discípulo não está acima do mestre; completado o preparo, todo discípulo será como o seu mestre.
Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a viga no teu próprio olho. Como podes dizer ao teu irmão: Irmão deixa que eu retire o cisco do teu olho; não vendo tu mesmo a viga no teu olho? Hipócrita! Retira primeiramente a viga do teu olho, e então verás em profundidade de forma mais abrangente sem barreiras para retirar o cisco do olho do teu irmão.
Todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante a um homem que edifica uma casa: o qual cavou, aprofundou e colocou o alicerce sobre a rocha. Ocorrendo uma inundação, irrompeu o rio contra aquela casa e não a conseguiu abalar por ela estar bem edificada. Mas o que ouviu e não praticou é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerce; irrompeu o rio contra ela e logo desabou, e tornou-se grande a ruína daquela casa.
Maria Madalena com uma litra (moeda siciliana) de unguento de nardo puro (unguento aromático, óleo de mirra), caro (precioso), ungiu os pés de Jesus e enxugou com seus cabelos os pés dele.
Deixai-a, que ela guarde isto para o dia do meu sepultamento.
Bem aventurada, tu que não te perturbas à minha vista. Onde está a Mente, aí está o tesouro.
A luz do corpo é a Mente. Iluminai a vossa Mente.
Acendei a lâmpada que tendes dentro de vós.
Qual é o sinal de vosso Pai que está em vós? Dizei: É o movimento e o repouso.
Aquele que vier a ser o hermeneuta destas palavras não provará a morte.
Quem está perto de mim está perto do fogo! Quem está longe de mim está longe do Reino.
Em que dia virá o mundo novo? Aquilo que esperais, já veio, mas vós não o reconheceis.
Se a carne foi feita por causa do Espírito, eis que é maravilhoso, mas se o corpo foi feito por causa do Espírito, eis o que é a maravilha das maravilhas. Quanto a mim, fico maravilhado pelo seguinte: como esse Ser que É pode habitar o nada.
Quem tiver ouvidos para ouvir ouça!
Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
Buscai primeiro o Reino de Deus (Estado de Consciência) e todas as coisas lhes serão acrescentadas.
O Reino de Deus (Estado de Consciência) está dentro de vós.
Onde está a Mente, aí está o tesouro.
Muitas coisas ainda tenho para dizer-vos, mas não podeis compreender agora.
Que a paz esteja convosco.
Siga-me!
JESUS CRISTO JESUS CRISTO
Precisamos de uma “Nova Aliança” no século XXI.
As nações são interdependentes.
Os seres vivos são interdependentes.
SOMOS UM!
Será que estamos despertos? Despertem seres humanos!
Seja simpatizante da união das nações planetárias!
Seja simpatizante da coesão das nações planetárias!
Seja simpatizante da coalizão das nações planetárias!
Seja simpatizante do ecumenismo!
Seja simpatizante da unificação!
Seja simpatizante da Terra-Pátria!
Seja simpatizante da Paz Mundial!
O ser humano deve chegar à consciência da unidade!
SOMOS UM!
A consciência deve ser o nosso guia!
Quando vamos obter uma consciência de plenitude ou de inteireza?
Quando vamos aprender a viver juntos?
Quando vamos aprender a amar uns aos outros?
Quando vamos aprender a respeitar o ambiente que vivemos?
Quando vamos respeitar e conservar os biomas e os ecossistemas complexos?
Nossas ações podem ser pequenas em relação a escalas do tempo, mas são muito transformadoras para sociedade humana. Como sociedade, devemos nos empenhar em manter um ponto de vista mais amplo, coletivo e justo. Devemos nos empenhar ao máximo em nos tornar uma pessoa não violenta e sim pacífica. Devemos trabalhar juntos para resolver os problemas pacificamente. Ninguém aguenta mais ver os sofrimentos humanos de civis e de militares em guerras. Devemos ser solidários com quem está sendo tratado injustamente. Devemos resistir a violência em todas as suas formas. Respeitar a natureza é fundamental no século XXI. Procure orientar sua vida com valores universais. O amor universal incondicional é a meta de todo ser. Se falharmos no amor teremos falhado em tudo. O desejo de mudanças agora é palpável.
A consciência coletiva será fundamental no século XXI.
Procure estar atento e com foco. Durante o processo de mudança, a ferramenta mais poderosa sempre foi a mente aberta. Não tenha medo das mudanças. A única certeza que temos é que tudo vai mudar. As mudanças são necessárias. Não basta só querer é preciso agir.
A consciência deve ser o nosso guia!
A informação é um direito de todos!
A educação é um direito de todos!
A iluminação é um direito de todos!
A autoiluminação ocorrerá no século XXI!
Luz e paz em seu caminhar! José Eduardo Antonio de Mattos José Eduardo Antonio de Mattos Muita Paz e Luz. José Eduardo Antonio de Mattos
|