A VIDA CELULAR SEMPRE TRANSCENDE

UMA LINDA MENSAGEM DE LUZ INTEGRAL
A vida transcendeu. A vida é celular. A célula sempre transcendeu. Ela foi o sistema vivo que mais transcendeu. As células são os sistemas vivos especiais. A regeneração e a reparação são sempre celulares. Os organismos são unicelulares e multicelulares, onde nós nos incluímos. Somos apenas uma parte da teia da vida e não o topo da pirâmide como pensávamos.
Nenhum nível de realidade constitui um lugar privilegiado de onde possamos compreender todos os outros níveis de realidade. Um nível de realidade é aquilo que é porque todos os outros níveis existem ao mesmo tempo. Hoje sabemos que a interdependência existe como condição de coexistência entre outros níveis da realidade.
Hoje temos novas percepções da existência de múltiplos níveis de realidade e da complexidade que envolve os processos de conhecimento e de saberes integrais.
O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes, é inerente a atitude transdisciplinar. Toda tentativa de reduzir a realidade a um só nível, regido por uma lógica única, não se situa no campo da transdisciplinaridade.
Os seres vivos são seres espirituais e materiais e não apenas os seres humanos. Não somos seres únicos e sim seres mistos.
O cenário de nosso tempo é desastroso. Vivemos uma época de inúmeras crises, cujos responsáveis diretos são os seres humanos, a mundialização, a ocidentalização e o desenvolvimento a qualquer custo. Estamos vivendo vários conflitos étnicos, religiosos, políticos, instabilidade econômica, degradação de ecossistemas, dos biomas e da biosfera. O crescimento populacional descontrolado é o desafio mais importante e imediato para as nações.
A interconexão do paradigma taquiônico e quântico de forma integral com as outras áreas do conhecimento indica a interdependência entre os saberes, possibilitando o nascimento de um ser humano integral ou holístico em que a consciência e a ciência não se separam formando uma nova rede ou teia renovada consciente de vida universal. O corpo humano possui a autêntica história da vida na Terra. Nós nos tornamos o que somos hoje por meio de união de células procarióticas e eucarióticas em evolução endossimbiótica e simbiótica.
A abordagem transdisciplinar surge na educação procurando ter uma profunda inspiração no paradigma atual que se baseia na superação dos opostos polares.
O paradigma atual é holístico, holônico, holográfico, integral, universal, simbiótico, científico, ecumênico, cosmoético, noético e ecoético.
Ocorre um salto entre níveis de vida, lacunas ou transcendências no processo evolutivo.
O psicobioentrelaçamento existe na natureza.
O psicobioemaranhamento existe na natureza.
Tudo no Universo e na vida existe por interação, combinação e recombinação.
De certo modo, eu e você e toda a vida existente no planeta, somos um só. Pertencemos a mesma árvore psicogenealógica da vida. Pertencemos a mesma árvore psicofilogenética da vida.
A nova psicomicrobiologia é encantadora.
A nossa ancestralidade psicoprocariótica foi confirmada espiritual e cientificamente. O ancestral comum de vida foi um psicoprocarioto. As edificações espirituais celulares são encantadoras.
As estruturas biológicas são manifestações da dinâmica universal auto-organizadora. A Mente Cósmica é responsável pela holoinformação da criação. A Consciência Cósmica permeia toda a malha cósmica. Os sistemas vivos são cocriadores. Qualquer ser que realiza autopoiese é senciente. A consciência interage com a vida. Qualquer sistema vivo apresenta campo mental ou campo espiritual e estrutura corporal almática vivente.
Os códigos ocultos do Universo e da vida são códigos informacionais. Os códigos nucleares do Universo e os códigos genéticos da vida são códigos informacionais.
O ser humano será integral no século XXI.
O ser humano será holístico no século XXI.
O ser humano torna-se livre quando encontra o seu próprio lugar. A autoconsistência leva a condição de fraternidade e de liberdade.
Somos Um!
A ilusão não tem existência na natureza. A ilusão é a causa do nosso sofrimento. A ignorância espiritual é causa de sofrimento.
A ilusão tem existência apenas no campo mental ou campo espiritual do ser humano. Tem ilusão na imaginação do campo mental do ser humano. Temos muitos problemas imaginários e poucos problemas reais. A raiz de todo conflito com confronto, tanto na nossa vida pessoal quanto na sociedade, está no processo egoico no campo mental humano. O “ego humano” é desastroso. O “EGÃO” existe na mente humana. Infelizmente, para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
O grande mal do ser humano é a ilusão da separação.
Não estamos separados e sim interligados e interdependentes. Somos Um!
A vida é sinérgica. A vida é cooperativa. Precisamos de cooperação e não de competição.
A evolução da vida ocorreu por processo de cooperação, associação, parceria e simbiose.
A evolução da vida sempre foi um fenômeno psicomicrobiano em evolução simbiótica realizando escolhas e tomando decisões. Quem seleciona está vivo. A vida sempre teve liberdade de ação e reação.
Despertem seres humanos!
Não somos superiores as outras formas de vida. A vida é interconectada e interdependente.
Não existem fronteiras sobre a biosfera. A biosfera é limitada por psicomicróbios. Os psicomicróbios são os mestres da biosfera. Nenhum “ser inumano”, nenhum psicomicróbio precisa de visto diplomático para cruzar a ilusão das fronteiras humanas. Um dos fatos mais alarmantes do século XX foi o surgimento de uma devoção militante, popularmente conhecida como “fundamentalismo”, dentro das grandes tradições religiosas. Suas manifestações são às vezes assustadoras. O fanatismo religioso é desastroso no século XXI. Os extremistas não hesitam em sacrificar a sua vida e de seus semelhantes em atos criminosos que acreditam praticar em nome de Deus. Precisamos analisar mais profundamente as origens do extremismo religioso entre os adeptos das três grandes crenças. Um equívoco fatal consiste em misturar mitos e logos, isto é, duas formas complementares de chegar à verdade. Muitas verdades religiosas situam-se nos planos dos mitos e dos dogmas. As verdades espirituais são muito mais coerentes no século XXI. A “Espiritologia” transcende todas as religiões. Seria ético repensar o que significa ser humano.
Será que não somos capazes de viver juntos como uma única civilização? Será que não somos capazes de viver como irmãos espirituais? Será que realmente somos superiores as outras formas de vida? Estou começando a questionar se somos realmente muito inteligentes. Será que somos realmente os seres mais conscientes e inteligentes do planeta? Por que não estamos fazendo um planejamento estratégico com objetivo principal de recomendações fundamentais para o bem estar da humanidade? A humanidade deve agir se pretendemos partilhar um mesmo futuro neste planeta. Hoje sabemos que é perigosa a trajetória que a humanidade vem seguindo por não reagir mais efetiva e afetivamente aos desafios mundiais de forma cooperativa.
Despertem seres humanos!
O planeta Terra é único, mas o mundo não. O planeta Terra é finito e não pode suportar um projeto contínuo infinito de consumismo desastroso. O mundo que vivemos está todo fragmentado em nações. Hoje temos 227 nações nos cinco continentes. O nacionalismo está radicado na ilusão, e daí surge a divisão, a separação e o conflito com posterior confronto. As guerras trazem muito sofrimento humano e a destruição de muitos “seres vivos inumanos”, além de contaminar o ambiente que vivemos.
O reconhecimento da Terra como pátria é um dos imperativos da transdisciplinaridade. Todo ser humano tem direito a uma nacionalidade, mas com o título de habitante da Terra ele é, ao mesmo tempo, um ser transnacional. O reconhecimento, pelo direito internacional, ele tem dupla condição. Ele na verdade pertence à nação e a Terra. Este é um dos objetivos da pesquisa transdisciplinar já colocada por Nicolescu, em 1999.
Precisamos ter um espírito transdisciplinar, transcultural, transnacional e transreligioso no século XXI.
A espiritualidade será integral no século XXI.
A espiritualidade integral estará em sintonia com as ciências integrais no século XXI.
A dignidade do ser humano é também de ordem cósmica e de vida planetária. O aparecimento do ser humano na Terra é uma das etapas da história da evolução do Universo e da vida no planeta Terra. A vida é celular. A célula é à base de vida no planeta que vivemos. O ancestral comum foi um psicomicróbio.
A raiz do conflito com confronto está muitas vezes na ilusão. Quando transcendemos ou levamos a consciência para além do ego, a ilusão termina. O ego do ser humano é desastroso. A separação surge quando atribuímos superioridade ou inferioridade a uma diferença. O sentimento de superioridade é desastroso no século XXI. O processo egoico do ser humano é desastroso. Somos uma espécie antropocêntrica, egocêntrica e preconceituosa. Nunca é tarde para eliminar ilusões e preconceitos.
Diferenças não são defeitos. Diferenças não deveriam criar divisão ou separação.
O sagrado não é atributo de uma ou outra religião, mas da espiritualidade do Ser. Se não fosse o “Ser procariótico” não existiria o Ser humano.
Se não fosse a “comunicação psicomicrobiana” não existiria a comunicação animal e a humana.
O sagrado agora também é científico.
O modelo transdisciplinar da realidade lança uma nova luz sobre o sentido do sagrado.
Viver é sagrado. A vida é um dom supremo, nada é mais importante que ela.
A consciência de existir é algo que transcende qualquer religião institucionalizada, mas nos conduz a uma atitude ética e espiritual, no sentido de nos vermos conectados a todos os seres da criação.
O sagrado nos conduz a uma atitude espiritual transreligiosa. A atitude transreligiosa tornaria impossível qualquer guerra de religiões. Somente os fanáticos religiosos nos trazem violências terríveis. Os religiosos universalistas ecumênicos são maravilhosos. O materialismo radical científico, o mecanicismo foi desastroso para o mundo que vivemos. O materialismo se transcendeu no século XXI. No século XXI o espiritualismo e o materialismo serão integrados.
As doutrinas religiosas e científicas devem se corrigir no tempo.
O tempo é a eternidade quantificada.
A verdade é filha do tempo e não da autoridade religiosa ou científica.
O abismo entre a nova visão holística e a velha visão fragmentada está cada vez mais diminuindo pela ecologia e tecnologia da informação.
O modelo fragmentado reducionista mostra esgotamento total e está nos levando ao suicídio global. Estamos caminhando para a nossa autodestruição. O consumismo desenfreado é desastroso e leva posteriormente a um imenso vazio interior. Devemos consumir apenas o necessário. O excessivo enfoque nos aspectos materiais como medidas de sucesso pessoal nos empurra para um mundo interior de pobreza e de sofrimento inevitáveis.
Parece que estamos cegos. Os saberes compartimentados são desastrosos. As fragmentações dos problemas fundamentais e globais são desastrosas para os seres humanos e os seres vivos de um modo geral. Os problemas fundamentais e globais demandam de um conhecimento transdisciplinar. A ignorância espiritual e o nosso conhecimento fragmentado é que nos cega. Se não fizermos uma reviravolta no aqui e no agora, vamos caminhar para o abismo. Nossas carências e incompreensões estão nos empurrando para o abismo. Precisamos mudar de via. As mudanças são necessárias. Há apenas dois caminhos que podemos utilizar: o abismo ou a metamorfose.
Não sou dono da verdade espiritual e científica, mas estou na busca da verdade. Não temos a verdade absoluta. A verdade que temos é relativa. Sabemos muito pouco. O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano. Quem estuda o Universo e a vida tem que ser humilde e grato a Matriz Divina.
Muitas vezes a comunidade religiosa e científica pela limitação do seu próprio modelo adotado extremamente separatista e reducionista, não consegue perceber o paradigma atual holístico, o qual será aperfeiçoado pela geração presente e futura. Desse modo, em vez de adotar uma postura de humildade, predomina um comportamento arrogante, agressivo e intolerante com relação às novas percepções, novas abordagens, novas ideias, novas gestões, nova ciência e nova espiritualidade.
A vaidade é filha do orgulho. O egoísmo voltado para o processo de não integração é desastroso. Da mesma forma que destruímos e contaminamos o espaço exterior através da degradação de ecossistemas complexos, o fazemos com espaço interior através da ignorância espiritual de que somos separados e da fragmentação dos saberes.
Ser humilde é ser paciente, tolerante, benévolo, complacente e indulgente. Ser humilde é entender que devemos respeitar as diferenças. Ser humilde é entender que todos merecem seu lugar no tempo. Entretanto, no momento não temos muito tempo para escolhas e decisões importantes. Sabemos que não podemos exigir de ninguém o que ainda lhes é prematuro. Por isso, não pretendemos doutrinar ninguém. A luz do espírito não pode ser imposta por ninguém, entretanto todos têm o direito a uma percepção maior da realidade com paradigmas mais universais.
Nossas sociedades estão doentes.
Nossas civilizações estão doentes.
As instituições estão ultrapassadas e enfermas.
A aproximação entre espiritualidade e ciência está sendo compreendida no século XXI como algo essencial para uma nova visão da humanidade do paradigma emergente.
Esse novo e enriquecedor intercâmbio entre espiritualidade e ciência abrem as portas para uma nova visão da humanidade e até para um novo racionalismo, o que poderia induzir a uma nova perspectiva metafísica.
Todos que estão na ilusão da separação resistem à integração.
Na verdade, somos rápidos para separar e lentos para integrar.
Rigor da argumentação, abertura e tolerância são as características fundamentais da visão transdisciplinar. O rigor da argumentação leva em conta todos os dados e é o agente protetor contra todos os possíveis desvios. A abertura pressupõe a aceitação do desconhecido, do inesperado e do imprevisível. A tolerância é o reconhecimento do direito a ideias e verdades diferentes das nossas.
O ensinamento de Gandhi, “nos permite ver a outra face da realidade e a não acusar adversários de ideias como inimigos apenas por não partilharem do nosso critério”. Gandhi cumpriu seu papel de mediador espiritual dos conflitos entre diferentes legítimos.
A abertura da transdisciplinaridade implica, por sua própria natureza, na recusa de todo dogma, de toda ideologia, de todo sistema fechado de pensamento. O questionamento é fundamental. A cultura transdisciplinar é a cultura do eterno questionamento, acompanhando respostas aceitas como temporárias.
“A verdade é inegociável”.
CHICO XAVIER
Não podemos continuar vivendo na ilusão. Não existe nada separado de nada. Tudo está interconectado e tudo é interdependente. Sistemas são totalidades integradas.
Como se revelou Jesus Cristo a nossa geração?
Jesus se revelou a nossa geração como libertador integral de tudo o que nos oprime.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
JESUS CRISTO
Ele foi o Espírito mais puro e ecumênico que já passou por esse orbe.
O amor incondicional é a verdadeira luz da verdade.
Tenha o olhar compassivo de Jesus, de Buda e de todos os Mestres Espirituais Iluminados existentes. Precisamos de reforma íntima.
No amor incondicional somos luz.
Tudo interage com a luz.
A luz ilumina o domínio sutil.
Os sistemas vivos são seres de luz.
Os sistemas vivos são seres biofotônicos, eletromagnéticos e bioquímicos em evolução simbiótica. São espantosas a complexidade espiritual e material e a ordem invisível que alimentam a “teia” ou “rede” da vida.
A sugestão que fica é a seguinte: “Procure conhecer a ti mesmo”.
Somos literalmente cocriadores da realidade.
Os seres vivos são seres mutantes. Os psicomicróbios são os mestres da mutação. Os psicomicróbios são os mestres da flexibilidade genética. O estudo do RNA primário e o DNA secundário unem todos os seres vivos. Foi o vírus que criou o DNA. Somos seres mutantes. Somos seres psicocorporais adaptativos. Somos seres psicossomáticos adaptativos.
A vida sempre teve liberdade para escolher o seu caminho. A consciência é que guia o comportamento da célula. A célula já é um ser inteligente e consciente. Há transcendências no processo evolutivo. As células sempre transcenderam no processo evolutivo. Um tecido é mais que a soma de suas células. Precisamos ter coragem para contemplarmos e experimentarmos o novo estando conscientes da onde se quer chegar.
Seja simpatizante da união planetária. Seja também uma pessoa transnacional simpatizante da Terra-Pátria. Devemos transcender nosso modo arcaico de viver separados por nações. Precisamos de uma Metagestão Planetária Global Compartilhada. Precisamos realocar recursos para ajudar as nações mais necessitadas. Somos Um! O planeta Terra é único. Boas ideias são muito raras e demoram muito tempo para se concretizar. Precisamos de pacificadores, civilizadores e reformadores para que a reviravolta ou a melhor via de retorno a felicidade e a alegria de viver se estabeleça e se concretize na contramão das desigualdades, da miséria extrema, da pobreza, das intolerâncias, dos egoísmos, das vaidades, das invejas, das injustiças sociais, dos orgulhos, etc. A grande via não tem fronteiras. Milhares de estradas desembocam nela. Não duvidem jamais que podemos mudar o mundo. A escolha é nossa. Use sua criatividade. Todo e qualquer ser vivo é dado a possibilidade de experimentá-la e exercitá-la. Se não fosse a intenção criativa de um “Ser Procariótico”, os seres humanos não existiriam hoje. Devemos abrir nossas mentes para criatividade. Procure ter uma “mente aberta” ou você não aprenderá nada.
Todas as reformas são interdependentes. Tudo está interconectado. A reforma moral, a reforma da vida, a reforma da educação, a reforma da civilização, a reforma do pensamento, a reforma mental, a reforma política, a reforma econômica, a reforma da sociedade, a reforma policial, a reforma militar, a reforma civil, a reforma administrativa, a reforma operacional, a reforma da saúde, isto é, todas elas mobilizam umas as outras. Temos que mudar o olhar sobre as políticas de auxílio às nações mais necessitadas como um todo. Não devemos excluir nenhuma nação. Temos que ter a capacidade de criar um laço social global de fraternidade universal. O amor incondicional é o verdadeiro elo de unificação das nações planetárias.
Precisamos ser coadjuvantes no processo de regeneração e evolução planetária. Esse novo estágio de evolução está aguardando nossa participação consciente.
O processo de regeneração e de reparação sempre foi psicocelular. Sem as psicocélulas procarióticas e eucarióticas a biodiversidade existente no planeta e os seres humanos não existiriam.
Hoje sabemos que não podemos esperar o melhor dos mundos, mas um mundo melhor.
Escolha o amor.
Escolha a reforma íntima.
Escolha a metamorfose.
Escolha a transmutação espiritual ou mental.
Amar servir e perdoar são os pilares da felicidade.
“Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência”.
“Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver”.
“Ser feliz não é um acaso do destino, mas um conquista existencial”.
AUGUSTO CURY
Felicidade é um estado de espírito.
Felicidade não se acha, se faz.
Felicidade não se acha, se conquista.
Felicidade não é obra do acaso...
A felicidade real está em fazer a felicidade do outro.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é imperdível. Jamais desista das pessoas que você ama.
Seja sempre apaixonado pela vida. Mudar de vida significa hoje trazer luz para geração de filhos e netos existentes no mundo.
Somos Um!
Jamais deixe de sonhar um mundo melhor.
A educação mundial está em crise porque não está formando pensadores.
Estamos apontando caminhos para que tenhamos de forma integral uma vida mais íntegra e plena. Somos Um!
Para dizer a verdade, nossas palavras que parecem soltas para alguns irmãos estão sempre providas de um significado enorme para quem entrou nessa busca da integração dos saberes.
A consciência deve ser o nosso guia.
Consciência é um estado espiritual ou mental.
Consciência é luz coerente. Luz é informação. RNA primário e DNA secundário são supercondutores de luz. RNA e DNA são moléculas informativas. RNA e DNA são campos de torção biológicos. O genoma é um campo de torção biológico. O genoma é um campo morfogênico. O genoma é um campo que informa e da forma. Informação é o que está oculto na forma. O genoma é um conector do campo mental ou campo espiritual ou campo da consciência com o corpo físico.
Tudo no Universo e na vida é caracterizado por informação, energia e matéria.
Informação é anterior, a energia e a matéria.
Consciência é informação coerente.
Expanda a luz! Busque a luz!
Viva na luz! Seja luz!
A Luz Divina sempre será vitoriosa!
Luz e paz em seu caminhar!
José Eduardo Antonio de Mattos

José Eduardo Antonio de Mattos
Muita Paz e Luz.
Um beijo no coração de todos.
José Eduardo Antonio de Mattos
Angela Maria de Aquino Mattos